
Embarque encerrado: confira todas as mudanças anunciadas pelas aéreas
Em 16 de março, Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, anunciou o fechamento das fronteiras por 30 dias. Há exceções que permitem a entrada de residentes e cidadãos europeus, profissionais da saúde, diplomatas, cientistas e trabalhadores para atendimento a casos de emergências. A iniciativa engloba os 27 países do bloco mais quatro nações que integram a área de Schengen. Os Estados Unidos também já haviam determinado o fechamento das fronteiras para evitar a disseminação do novo coronavírus.
No Brasil, a decisão de impedir temporariamente a entrada de viajantes vindos de países membros da União Europeia foi tomada na em 20 de março. Uma semana depois a restrição foi estendida a todos os estrangeiros – incluindo os cidadãos que vêm dos Estados Unidos -, em portaria assinada pelos ministérios da Justiça, Saúde, Casa Civil e Infraestrutura. A decisão passou a valer ontem (30/3) e se estende pelos próximos 30 dias
Argentina, Chile e Uruguai também confirmaram o controle de entrada e saída de seus territórios. Com as medidas de restrição à circulação, companhias áreas de todo o mundo anunciaram mudanças nas rotas internacionais e readequações na malha doméstica, de acordo com a demanda. Selecionamos as políticas das principais companhias que operam voos com origem no Brasil e nas principais cidades da América do Sul.
A maioria delas solicita que os contatos sejam feitos exclusivamente para viagens que acontecem nas próximas 72 horas para que seja possível priorizar o atendimento em um cenário de demanda aumentada para os atendentes.
Confira as principais mudanças anunciadas
A malha doméstica ganhou novo contorno desde sábado (28/3) e permanece com distribuição emergencial até o fim de abril. A ideia é garantir a distribuição de cargas e às demandas de viajantes que não podem abrir mão do deslocamento. Segundo a Associação Nacional de Aviação Civil (Anac), as frequências das três aéreas que voam no País – Azul, Gol e Latam – conectam capitais dos 26 estados, Distrito Federal e outras 19 cidades brasileiras.
O total de voos semanais despencou de 14.781 para 1.241 – 483 voos da Latam, 405 voos da Azul e 353 voos da Gol. A distribuição por regiões prevê 723 voos no Sudeste, 153 no Nordeste, 155 voos no Sul, 135 no Centro-Oeste e 75 voos para o Norte. A malha emergencial é 91,61% menor do que a originalmente prevista pelas empresas para o período.
AZUL – A companhia irá operar, entre os dias 25 de março e 30 de abril, 70 voos diários para 25 cidades em operações essenciais àqueles que precisam viajar. A companhia manterá voos que também irão possibilitar o transporte de cargas, como medicamentos e órgãos, e de profissionais da saúde que trabalham no combate ao Covid-19. Todos os voos internacionais estão suspensos, assim como as ligações domésticas com 11 destinos nacionais – Lages (SC); Pato Branco (PR); Toledo (PR); Ponta Grossa (PR); Guarapuava (PR); Araxá (MG); Valença (BA); Feira de Santana (BA); Paulo Afonso (BA); e Parnaíba (PI) – que ficam em pausa entre 23 de março e 30 de junho.
GOL anunciou suspensão de todos os voos para o exterior, até 30 de junho, além de se adequar ao novo cenário doméstico de demandas por transporte aéreo, dado o advento do coronavírus (covid-19) em nível global. Veja a lista de voos internacionais afetados neste link. A Gol também flexibilizou suas políticas de remarcação e cancelamento de viagens nacionais e internacionais, em voos operados e em conexão com companhias parceiras.
LATAM – Na última sexta-feira (29), a aérea anunciou a suspensão temporária de todas as rotas internacionais até 30 de abril. Passageiros com bilhetes emitidos terão o valor do tíquete convertido em crédito para futuras viagens ou terão a opção de reagendar o trecho gratuitamente. Além de oferecer gratuidade a profissionais da Saúde, a companhia também foca seus esforços no repatriamento de brasileiros.
VOEPASS E MAP informaram a interrupção de todos os voos operados por tempo indeterminado desde 23 de março de 2020. Remarcações são permitidas sem penalidades para voos futuros das duas companhias que também oferecem a possibilidade de converter o valor do tíquete em voucher para uso posterior por até um ano, a contar da data de embarque original. As regras podem ser consultadas no site das companhias: Voepass e MAP.
AEROLÍNEAS ARGENTINAS reforçou que as restrições na malha da aérea – vigentes desde 24 de março e que incluem suspensão de todos os voos de/para o Brasil, iniciada em 19 de março – não irão dificultar o acesso dos agentes de viagens – principal canal de vendas – às informações da companhia. Além dos canais tradicionais que permanecem inalterados, os profissionais podem solicitar atendimento pelo WhatsApp: 54 9 11 4940-4798.
AEROMEXICO informou a readequação de sua malha internacional para os próximos meses. Com o anúncio de fechamento das fronteiras aéreas brasileiras para estrangeiros, a companhia informou que está avaliando o fluxo da operação entre Cidade do México e São Paulo – prevista para permanecer com três ou quatro frequências semanais em dias alternados até 3 de abril – e pode anunciar novas mudanças. Em 1º de maio, a aérea prevê a retomada das sete frequências semanais ligando os dois destinos. A aérea também reforça a flexibilização da política de alteração de bilhetes.
AIR CANADA esclarece dúvidas sobre a isenção de multas na remarcação de bilhetes emitidos entre 20 de março de 2020 e 31 de março de 2020, com data original de partida até 31 de março de 2021. A ação é válida para todos os destinos operados pela empresa, contanto que a remarcação seja realizada com pelo menos duas horas de antecedência ao horário de partida do voo. A alteração gratuita deve estar de acordo com as regras relacionadas neste link.
AIR EUROPA lançou a campanha “Você é livre para mudar” para suprir a necessidade de clientes que precisam alterar datas de viagens, além de conceder desconto de 20% para todos os destinos atendidos pela empresa. As tarifas promocionais são válidas para bilhetes comprados até 31 de março para destinos europeus, sul-americanos ou no Norte da África. Já a flexibilidade na política de alterações de datas é válida para qualquer bilhete comprado no mês de março, permitindo ainda que o passageiro mude sem custos adicionais – desde que haja disponibilidade na mesma tarifa – as regras atualizadas podem ser conferidas aqui. A companhia cancelou todos os voos para o Brasil no mês de abril.
AIR FRANCE suspendeu todos os voos de Paris (França) a Fortaleza (CE) de 22 de março a 3 de maio. A ligação da capital francesa com São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ) foram reduzidas para três frequências para cada destino até 3 de maio. Adiamentos são permitidos sem multa, até 30 de setembro de 2020, para bilhetes com partida até 31 de maio de 2020; contanto que o novo embarque ocorra até 30 de novembro de 2020. Os clientes que optarem por cancelar os bilhetes terão um voucher não reembolsável no valor da passagem que poderá ser usado no período de um ano em qualquer trecho operado pela Air France, KLM, Delta Air Lines, Virgin Atlantic e Kenya Airways.
AIR NEW ZEALAND anunciou ajustes e suspensões em voos para determinados destinos até o final de junho. A interrupção temporária vale para operações de/para: Ásia, Austrália, Buenos Aires (Argentina), América do Norte e Londres (Reino Unido), e Ilhas do Pacífico. Todos os bilhetes aéreos afetados têm a opção de serem mantidos como crédito a partir da data de cancelamento, em vez da data de emissão do bilhete. Os bilhetes internacionais comprados entre 5 e 31 de março de 2020 podem ter alterações ilimitadas sem cobrança da multa de alteração para viagens após 30 de junho, com aplicação de diferenças tarifárias.
ALITALIA – Na sexta-feira (13/3), a companhia divulgou um QR code para acompanhamento das políticas de proteção em tempo real. A companhia italiana também criou uma página especificamente para esclarecimento de dúvidas em relação às novas regras impostas para o cenário atual, incluindo orientações para adiamentos e cancelamentos. As mudanças podem ser solicitadas até 31 de dezembro de 2020 e valem para todos os bilhetes emitidos até 31 de dezembro de 2020 para voos com decolagem a partir de 23 de fevereiro de 2020. As informações podem ser conferidas nesse link.
AMASZONAS fará interrupções temporárias e alterações em suas operações no País, aplicando políticas de remarcações e reembolsos. A operação de voos de/para Bolívia, partindo de Foz do Iguaçu (PR) e Rio de Janeiro (RJ), será interrompida a partir de 1º de abril, retornando em 2 de junho de 2020. A companhia declara que estas informações podem ser alteradas, a depender dos decretos emitidos oficialmente pelos países envolvidos, e que alterações são permitidas para voos programados entre 15 e 31 de março de 2020, seguindo regras estabelecidas em 17 de março.
AMERICAN AIRLINES realizou a suspensão em fases de voos internacionais de longo curso a partir dos Estados Unidos. A medida começou a valer em 16 de março e se estende até 6 de maio de 2020. A redução na oferta internacional será de 75% e inclui as rotas de/para o Brasil – confira os voos afetados neste link. A companhia também anunciou isenção de taxas de alteração para clientes que compraram passagens antes de 15 de março para viajar para a Europa, incluindo o Reino Unido ou a Irlanda, até 31 de maio. Se um voo for cancelado e um cliente optar por não remarcá-lo, ele poderá solicitar um reembolso total no site.
AVIANCA suspendeu todas as rotas domésticas e internacionais entre os dias 25 de março e 12 de abril, por conta do isolamento preventivo obrigatório estabelecido pelo Governo da Colômbia, mantendo apenas a operação de carga (Avianca Cargo) e courier (Deprisa). A companhia prevê retomada gradual de voos domésticos e internacionais a partir de 13 de abril e 1º de maio, respectivamente. Viajantes que compraram seus bilhetes com embarques entre 4 de março e 31 de maio de 2020 na Colômbia, Estados Unidos, El Salvador, Espanha, Chile, Guatemala, Panamá, Paraguai, Uruguai, Brasil, Inglaterra, Argentina, e resto de Europa e já têm uma data para viajar podem fazer a alteração sem penalidades, independentemente da data de compra ou do destino. Aqueles que ainda não definiram a data de sua viagem devem preencher um formulário, cancelar seu itinerário atual e receber um voucher no mesmo valor para usá-lo em outro trecho no futuro.
BRITISH AIRWAYS cancelou todos os voos entre São Paulo (SP) e Londres (Inglaterra); última decolagem aconteceu hoje. A companhia flexibilizou as regras e permite aos passageiros afetados alterar o destino, a data da viagem ou ambos sem pagar taxa de alteração, em todas as reservas efetuadas de 3 de março de 2020 a 31 de maio de 2020. A aérea também dá a opção de converter o valor em voucher para as reservas com partida até 31 de maio de 2020. As orientações completas estão no site da companhia.
CABO VERDE AIRLINES cancelou todos os voos a partir de 18 de março de 2020, com previsão mínima de retorno em um mês. Voos de/para Porto Alegre (RS) estão suspensos por tempo indeterminado. A retomada dos voos dependerá da contenção do vírus e das restrições do governo, segundo dados da página criada especialmente para solucionar dúvidas relacionadas à covid-19. A companhia também anunciou facilitação para alteração de datas, medida sem custos e taxas de reemissão válida para voos entre 27 de fevereiro e 30 de abril de 2020, contanto que o novo embarque ocorra até 31 de março de 2021. Cancelamentos também são permitidos, sendo que o valor pago é convertido em um voucher para utilização em qualquer voo da companhia no período de um ano.
COPA AIRLINES informou a suspensão de todos os voos até 21 de abril de 2020, decisão que veio em conjunto com a proibição de voos internacionais pelo Governo Nacional da República do Panamá. O cancelamento impacta 80 destinos em 33 países e a companhia prevê retomada em 22 de abril. A companhia notifica as pessoas afetadas, lembrando que criou políticas comerciais mais flexíveis. Assim, é possível modificar itinerários sem taxa de alteração para passagens compradas até 31 de março de 2020 e com data de embarque até 15 de junho de 2020. Qualquer passagem não utilizada tem seu valor mantido e poderá ser usado para programar uma nova viagem até 31 de dezembro de 2021.
DELTA AIRLINES anunciou flexibilidade na remarcação de bilhetes, com isenção nas taxas de alteração e nas viagens dentro dos EUA e em rotas internacionais da companhia com embarque até 31 de maio de 2020. A decisão é válida para bilhetes comprados antes de março e o reembarque deve acontecer no período de um ano a contar da data de compra. Clientes viajando entre 1º de junho e 31 dezembro de 2020 estão sujeitos à aplicação de diferença tarifária. Aqueles que optarem pelo cancelamento receberão um crédito no mesmo valor pago para usar em uma data futura. As regras estão detalhadas no site. Vale lembrar que o voo entre Nova York e São Paulo foi suspenso em 28 de março; a ligação entre Atlanta e Rio de Janeiro (RJ) foi interrompida em 29 de março; e a rota Atlanta – São Paulo terá seu último voo operando em 2 de abril de 2020.
EMIRATES segue com voos internacionais de carga aérea e suspendeu todos os seus voos comerciais em 25 de março – com algumas exceções destinadas ao repatriamento de viajantes de 13 destinos/regiões enquanto as fronteiras permanecerem abertas. O grupo criou uma página com todos os passos para remarcar ou cancelar bilhetes emitidos até 31 de março de 2020, segundo critérios como proibição de viagens, requisitos de quarentena, cancelamento de voos e bloqueios obrigatórios. Os vouchers de viagens permitem remarcar o embarque para até 12 meses a partir da data de emissão. Os clientes com reservas de voos para viagens até 30 de junho de 2020 podem remarcar seus voos para qualquer destino da Emirates dentro da mesma região sem taxa de remarcação ou pagamento de qualquer diferença de tarifa.
ETHIOPIAN comunicou na última quinta-feira (26/3), a paralisação da rota entre São Paulo (GRU) e Argentina (EZE). A medida é temporária e tem como motivo as restrições de fronteiras determinadas pelo governo argentino. A operação na rota permanece suspensa pelo menos até 15 de abril de 2020. Passageiros com datas de embarques entre 1º de março e 30 de junho de 2020 são elegíveis para reservar novamente seus bilhetes para viagens até 31 de dezembro de 2020 ou optar por receber uma nota de crédito para viagens futuras, que será válido por um ano a partir da data de emissão. A companhia se compromete a informar qualquer mudança pelo site.
FLYBONDI suspendeu operações domésticas e internacionais até 30 abril – incluindo as rotas de São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ) para Buenos Aires (Argentina). A previsão é que os voos retornem em 1° de maio. Passageiros com bilhetes comprados para voar durante o período de atividades pausadas receberão um voucher com o mesmo valor pago que será enviado em um período de 15 dias e permitirá o reagendamento a partir de 30 de abril. Orientações para remarcação estão disponíveis no blog da aérea.
IBERIA suspende todos os voos entre Brasil e Espanha a partir de amanhã (1/4). Algumas rotas – a exemplo da ligação entre São Paulo (SP) e Madri – foram mantidas exclusivamente para repatriação. Devido à situação provocada pela Covid-19, a companhia informa que flexibilizou suas políticas, incluindo a possibilidade de solicitar um bônus no valor da passagem.
JETSMART anunciou redução de 70% na operação e suspendeu voos de Salvador (BA) e Foz do Iguaçu (PR) para Santiago (Chile). No entanto, visando ajudar na repatriação de passageiros, a companhia mantém um número mínimo de voos internacionais, mas suspende temporariamente voos domésticos na Argentina. A crise levou a aérea a adiar a estreia em São Paulo (SP) que estava prevista para 20 de março e deve ser confirmada em setembro de 2020. Bilhetes comprados entre 13 e 31 de março de 2020 para embarques em qualquer data podem ser alterados sem cobrança de taxa – sujeito a diferença tarifária, se houver. As dúvidas podem ser esclarecidas em uma área especial no site da lowcost.
KLM suspendeu todos os voos entre Amsterdã (Holanda) e Fortaleza (CE) em 22 de março e também paralisou a ligação entre a capital holandesa e o Rio de Janeiro em 30 de março. Os voos entre São Paulo e o aeroporto de Schiphol passaram a ser operados por duas frequências semanais entre 30 de março e 3 de maio. Bilhetes com datas de embarque até 31 de maio de 2020 podem ser remarcados sem custos até 30 de setembro de 2020, contanto que o novo embarque ocorra até 30 de novembro de 2020. Quem preferir cancelar terá direito a um voucher no valor pago que poderá ser usado em qualquer voo KLM pelo período de um ano. As regras são esclarecidas no site.
LUFTHANSA GROUP anunciou um programa reduzido de operação de voos até 24 de abril de 2020. Cancelamentos adicionais são esperados para as próximas semanas nas companhias que compõem o grupo – Lufthansa, Swiss, Austrian Airlines, Brussels Airlines e Air Dolomiti. A Lufthansa informou que irá manter sua operação entre São Paulo (SP) e Frankfurt (Alemanha) com três frequências semanais para repatriação até 19 de abril; os voos de/para o Rio de Janeiro estão suspensos por tempo indeterminado.
Clientes com bilhetes emitidos até 31 de março de 2020 para voos até 31 de dezembro de 2020 com as companhias aéreas do grupo podem cancelar a reserva sem cobrança de taxas. Passageiros que possuam bilhetes para voos cancelados ou cuja programação esteja confirmada com qualquer empresa do grupo podem solicitar alterações até 31 de agosto de 2020. As reservas existentes serão inicialmente canceladas, mas os bilhetes e seus respectivos valores permanecerão inalterados – mesmo em casos de no-show – e poderão ser utilizados para um novo voo com data de partida dentro da validade original do bilhete ou até 31 de dezembro de 2020 (o que acontecer primeiro). As condições podem ser conferidas no site do grupo.
NORWEGIAN AIR cancelou todos os voos intercontinentais, incluindo a rota entre Londres (Inglaterra) e Rio de Janeiro (RJ). A companhia oferece reembolsos de bilhetes para voos cancelados ou bonifica os viajantes que optam por remarcar a viagem com um crédito adicional de 20% do valor pago em Cash Points. Devido às medidas de restrição em vigor atualmente, a aérea reforça que trabalha com um cronograma limitado para remarcação até que o tráfego aéreo comercial volte ao normal. A alteração é gratuita para bilhetes LowFare, LowFare+ e Premium; condições normais se aplicam aos tíquetes Flex e PremiumFlex.
QATAR manteve algumas operações pelo mundo, incluindo a ligação entre São Paulo (SP) e Doha (Emirados Árabes Unidos). Independentemente da manutenção de voo, os clientes podem remarcar seus bilhetes gratuitamente para datas ou destinos alternativos (diferenças tarifárias podem ser aplicadas), optar por receber um voucher para viagens futuras (válido por um ano quando solicitado até três dias antes da partida) ou solicitar o reembolso. Esta política se aplica a todos os bilhetes emitidos a qualquer momento até 30 de setembro de 2020, para viagens até essa mesma data.
ROYAL AIR MAROC suspendeu todos os voos temporariamente, seguindo orientações do governo do Marrocos. Passageiros com bilhetes emitidos antes de 31 de março de 2020 para rotas internacionais com partida até 31 de junho de 2020 podem fazer uma alteração gratuita para o mesmo destino e mesma classe tarifária (a diferença será aplicada apenas em casos de indisponibilidade da classe tarifária inicial) para embarques até 31 de outubro de 2020. No caso de reembolso, a empresa oferece voucher de viagem não reembolsável e válido por 12 meses. Vouchers emitidos antes de 26 de março, então com validade de seis meses, serão automaticamente prorrogados para uso em até um ano. Mais informações podem ser consultadas no site da companhia.
SKY AIRLINES flexibilizou a política de alterações para todos os passageiros afetados com reservas confirmadas até 31 de março, logo após o Chile anunciar o fechamento das fronteiras para estrangeiros, em 17 de março. Os passageiros que sofreram qualquer cancelamento no seu voo, que quiserem mudar de rota, data ou destino poderão fazê-lo sem multa e pagando a diferença de tarifa, quando houver, para voar até 30 de novembro de 2020. A alteração pode ser feita mesmo após a data do voo. A aérea solicita aos passageiros que priorizem o uso do formulário disponível neste link para fazer solicitações, uma vez que o Contact Center está passando por um alto fluxo de chamadas devido à contingência atual.
SOUTH AFRICAN AIRWAYS já havia anunciado a suspensão de voos entre Brasil e a África do Sul em 6 de março, antes do agravamento da crise causada pelo novo coronavírus. Em 20 de março, a companhia confirmou o cancelamento de todos os seus voos internacionais até 31 de maio; voos domésticos deverão retomados em 16 de abril de 2020. Bilhetes emitidos até 25 março de 2020 e novos bilhetes emitidos até 31 de agosto de 2020 serão convertidos para uso como um crédito para viagem futura, com embarque até 25 de março de 2022. A regra vale para todos os bilhetes, pode incluir diferença tarifária e/ou impostos na remissão. A SAA também permite que o crédito seja repassado a outro viajante, conforme as regras informadas neste link.
TAP reduziu temporariamente sua operação para o Brasil para quatro voos semanais, sendo duas operações entre Lisboa e São Paulo e uma entre Lisboa e Rio de Janeiro, entre 23 de março e 30 de abril de 2020 para fins de repatriação. Os voos para outros destinos no Brasil ficam suspensos até 4 de maio, prazo que pode ser prorrogado de acordo com revisões nas restrições pelas autoridades da União Europeia e do Brasil. Os clientes afetados e/ou aqueles que não desejam mais viajar devem acessar este site para conferir as orientações para remarcação e reembolso. Um voucher será gerado no valor pago para que possam o passageiro possa decidir a melhor época para viajar no prazo de um ano para qualquer destino operado.
TURKISH AIRLINES cancelou todos os voos internacionais em 27 de março, com previsão de retomada a partir de 17 de abril de 2020. Os passageiros com passagens para voos suspensos podem enviar suas solicitações de reembolso ou remarcação para o período de um ano na mesma região do destino original. As alterações devem ser solicitadas no site da companhia e isentam de multa de alteração os passageiros de voos cancelados ou aqueles que compraram tíquetes internacionais até 20 de março. Para bilhetes emitidos no Brasil o prazo para reembolso é de 12 meses de acordo com a Medida Provisória 925/2020. As regras são informadas pela aérea no site.
UNITED AIRLINES informou a suspensão dos voos entre São Paulo (SP) e Newark, a partir de 28 de março; assim como as operações entre Rio de Janeiro (RJ) – Houston (EUA), São Paulo – Washington DC (EUA) e São Paulo – Chicago (EUA). A rota entre São Paulo (SP) e Houston (EUA) será mantida até 30 de abril. Clientes afetados pelas alterações e que estejam programados para viajar entre 10 de março e 31 de maio de 2020 podem solicitar mudanças sem cobrança de taxas, independentemente da data de compra e do destino. Passageiros cujas viagens internacionais sejam canceladas terão direito a um crédito de viagem no valor da passagem original. Esse crédito pode ser usado em qualquer voo, em qualquer destino, por 12 meses a partir da data da compra. Se o cliente optar por não usar o crédito, ele receberá um reembolso na forma do pagamento original ao final desse período de 12 meses. As regras estão explicadas aqui.
VIRGIN ATLANTIC adiou a estreia da rota entre São Paulo (SP) e Londres (Inglaterra), originalmente marcada para decolar em 29 de março. A data mais provável para início de operação no País é 5 de outubro de 2020. Clientes com bilhetes comprados até 11 de março de 2020 para viagens até 31 de maio de 2020 podem solicitar a remarcação para até 30 de abril de 2020. Passageiros que tiverem reservado os bilhetes entre 12 de março e 31 de maio de 2020 para viagens até 31 de dezembro de 2020 podem remarcar o embarque até 30 de abril de 2021. A nova política se aplica a todas as classes de reservas (incluindo Economy Light) em todas as rotas da rede internacional da Virgin Atlantic e aos bilhetes reservados em voos transatlânticos compartilhados com a Delta, Air France e KLM. Para mais informações, acesse o site da companhia.
Fonte: Brasilturis