A importância do ROI em viagens corporativas
Em tempos de pandemia, em que as empresas estão buscando reduzir as despesas e aumentar receita cada vez mais, a expectativa é que a mensuração de ROI seja cada vez mais frequente no segmento de viagens corporativas.
Mas o que é ROI?
Esta sigla é a abreviação da expressão “Return on Investment”, traduzindo para o Português: Retorno sobre Investimento, ou seja, um indicador amplamente usado para mensurar a efetividade de diversos tipos de investimentos em um negócio. Com esta métrica, os gestores conseguem saber exatamente quais estratégias estão trazendo retorno financeiro para a empresa, evitando gastar tempo e dinheiro no que não está sendo eficiente.
Como calcular o ROI?
A fórmula é muito simples. ROI = (Lucro obtido – Custo da viagem) / Custo da viagem
O valor obtido será o retorno sobre o capital que foi investido durante a viagem a trabalho. Para calcular este número, é necessário que todos os gastos referentes à viagem estejam perfeitamente contabilizados.
Por exemplo, o custo da viagem corporativa resultou em R$ 4.000 e o lucro obtido (retorno financeiro) foi de R$ 10.000, teríamos então:
ROI = (10.000 – 4.000) / 4.000
ROI = 1,5
Isso significa que o retorno foi de 1,5 vezes o custo da viagem, isto é, de 150% (em porcentagem).
O importante é contabilizar todos os gastos da viagem e não esquecer de nenhum item: passagem aérea, hospedagem, alimentação do viajante, deslocamento, cursos, eventos, seguro viagem etc
Mas vale ressaltar que mesmo se o retorno sobre o capital investido não for positivo, deve-se considerar que a viagem é parte de uma estratégia maior e que pode estar gerando outros resultados indiretos. Muitos dos benefícios gerados pela viagem não serão percebidos em curto ou médio prazo.
Como aumentar o valor do ROI?
Possivelmente a primeira ideia que vem à cabeça é a redução dos gastos. Para que isso ocorra, é recomendável ter uma política de viagens eficaz, onde os viajantes compreendem bem as regras de reembolso, os fornecedores preferenciais e as ferramentas de reserva. Com todas as normas sendo cumpridas, fica mais fácil fazer o controle financeiro destes gastos e enxergar os pontos onde se pode economizar.
Se possível, utilize plataformas e ferramentas para gestão de viagens. Ter uma solução tecnológica especializada pode ajudar muito na organização do fluxo de viagens.
Como mostramos, entender o que é o ROI permite que você defina melhor os resultados esperados de cada viagem corporativa, analise como cada uma ocorreu e quais foram os gastos. Tudo isso aliado a uma empresa parceira de viagens, as despesas serão otimizadas, o ROI crescerá e sua empresa poderá ir cada vez mais longe.
E a recomendação mais importante é contar com parceiros estratégicos que sejam capazes de fazer a gestão inteligente dos deslocamentos. Procure um fornecedor que consiga melhores preços de hospedagem, passagem, traslado e demais serviços de viagem. Conte com a WTB Travel para ser a sua parceira.