
10 tendências de cruzeiros para 2020: confira o que promete bombar no ano
Segundo a Revista Cruise Critic, as previsões incluem a redução do impacto ambiental e a ampliação dos cruzeiros temáticos; confira os detalhes.
O mundo dos cruzeiros está sempre se inovando, e é isso que o faz ser tão fascinante. A Cruise Critic é uma revista sobre cruzeiros que, todo ano, faz um balanço daquilo que cresceu no ano anterior e promete bombar no ano que se inicia e já separou o que ficar de olho nos cruzeiros para 2020.
O jornal americano USA Today deu destaque para esse balanço essa semana. Confira a seguir a lista da Cruise Critic do que deve fazer sucesso na área dos cruzeiros para 2020.
- Redução do impacto ambiental
Com o aumento do aquecimento global, além da conscientização dos efeitos do turismo nas comunidades locais e no planeta, as companhias de cruzeiro passaram a trabalhar para reduzir seu impacto ambiental.
A ampliação dessa ideia está prevista para 2020. A Hurtigruten, por exemplo, já eliminou todos os plásticos descartáveis de uso individual. A maioria das linhas também começou o banimento do plástico, eliminando canudos e garrafas plásticas. O navio Roald Amundsen, da Hurtigruten, tornou-se o primeiro a navegar com bateria e a MSC anunciou que sua frota será de carbono neutro, já no início do novo ano, por exemplo.
Outra implementação é a da tecnologia de lavagem, que muitas linhas estão adotando para reduzir as emissões e aproveitar a força da costa, para que os navios não precisem usar os motores no caso de ficarem atracados.
- Mais programações envolvendo ilhas e praias particulares
As ilhas e praias particulares sempre fizeram sucesso no quesito cruzeiros. Mas, décadas depois, esses dias de praia precisam de uma renovação. A perda de Cuba como destino de cruzeiro, por exemplo, foi uma má notícia e deixou mais evidente a necessidade de se oferecer opções novas em locais como o Caribe.
Esse contexto estimula a expansão e tentativa de atualização da experiência de praia privada. A Royal Caribbean é uma das líderes na ideia com a iniciativa Perfect Day, um parque aquático emocionante, que é seguido pelo anúncio do clube de praia particular para os viajantes. A Virgin Voyages estreia também em 2020 uma nova linha de cruzeiros com seu próprio clube de praia, em Bimini. Já a MSC divulgará uma reserva marinha intocada que é um antigo local de escavação, a Ocean Cay.
A Norwegian lançou uma área para lagos à beira mar, em Great Stirrup Cay. Além da praia particular, o local conta com vilas luxuosas, spa, um novo restaurante e bares. Os navios de cruzeiro agora também ficam mais tempo nas ilhas, aproveitando para curtir a noite com música ao vivo, fogueiras, observação de estrelas, shows de luzes e fogos de artifício.
- Cruzeiros temáticos
Os cruzeiros temáticos não são novidade, mas têm atraído muitas pessoas nos últimos tempos. Aqueles que tem relação com filmes, programas de TV e musicais são especialmente atrativos.
A Sixthman anunciou um novo cruzeiro na Broadway em 2020 e os fãs ficaram ansiosos pelas travessias temáticas de “The Golden Girls” e “Bellow Deck”. Uma outra empresa voltada para os LGBTQs, a Vacaya, também estreou em 2019 com planos de abrir cruzeiros para os membros da comunidade queer.
Alguns cruzeiros temáticos existem há anos e são tão bem sucedidos que já estão esgotados para o novo ano. O cruzeiro de luta livre de Chris Jericho, o cruzeiro “Star Trek”, o cruzeiro dos anos 80 e o Outlaw Country, por exemplo, já esgotaram para 2020 – mas em breve serão anunciadas as datas para 2021. Provavelmente muitos outros serão anunciados ao longo deste novo ano.
- Mais suítes
Algumas linhas como Cunard, Norwegian, Royal Caribbean e MSC já são famosas pelas suas suítes, cada vez mais caras, com espaços exclusivos e diversas vantagens, como a inclusão do embarque e assentos para teatro, além de funcionários dispostos a cuidar de todas as necessidades. (Na Royal Caribbean, o mordomo é chamado de “gênio”, pois está lá para realizar seus desejos).
Mas recentemente, as outras empresas também estão “entrando na onda”. A Princess adicionou suas primeiras mega suítes, com varandas enormes de frente para o mar, além de spa e telescópio para ver as estrelas. A Carnival também oferecerá sua suíte de primeira classe, chamada Excel, no Mardi Gras de 2020, que conta com piscina, bar e cabanas, com taxa extra.
A expectativa é ver mais vantagens nas suítes, comodidades e espaços exclusivos, além de uma maior aderência às suítes em geral, ainda que nas linhas menores.
- Benefícios VIP à parte para os que não podem pagar suítes
Reconhecendo que muitos passageiros não podem pagar pelas suítes, as linhas de cruzeiro oferecem benefícios extra e à parte, para que o viajante tenha uma amostra do serviço VIP. A Carnival foi a primeira linha a fazer isso, com seu programa Faster To The Fun (FTTF), que oferece o serviço prioritário de embarque, além de desembarque antecipado ou tardio.
Depois dela, a Holland America, a Norwegian e a Royal Caribbean a seguiram. Elas adicionaram serviços que incluem também o embarque prioritário, além de refeições exclusivas e acesso especial a atrações.
A previsão é de que esses programas se expandam e tornem-se cada vez mais caros.
- Opções de comidas e bebidas mais modernas nos cruzeiros
As linhas de cruzeiro nunca foram muito adeptas às comidas e bebidas modernas, mantendo sempre a tradição dos banquetes, com códigos de assento e vestuário. No entanto, recentemente os cruzeiros têm aderido mais os conceitos modernos de gastronomia, tanto para atrair os passageiros mais jovens, quanto acompanhar as novas linhas que entram no mercado.
A Virgin Voyages lidera nesse sentido, pois abandonou a tradicional sala de buffet para dar lugar a um restaurante de churrasco coreano, um local de compras com carrinhos de comida e um brunch. O Mardi Gras da Carnival também terá um Street Eats de inspiração global, ao ar livre e com o restaurante Big Chicken, do Shaq. Outros locais como a Food Republic da Noruega e o HOLA! Tapas Bar, da MSC, também estão fazendo sucesso.
Na Oceania, a Virgin Voyages também está introduzindo um restaurante totalmente vegetariano/vegano. Para os que não podem beber, as linhas Princess e Cunard estão oferecendo coquetéis sem álcool muito sofisticados e artesanais, em vez de smoothies calóricos.
A tendência então, nesse caso, é ver cada vez mais linhas de cruzeiro adaptando seus cardápios aos hábitos modernos.
- Comidas e bebidas sob demanda, de qualquer lugar do navio
Como uma espécie de ampliação do serviço de quarto, as linhas de cruzeiros estão testando o funcionamento de alimentos e bebidas sob demanda. Às vezes, as pessoas não querem sair do conforto de onde estão para entrar na busca da comida, mas a fome já está batendo… Então, por que não receber a sua refeição de onde você está?
A Carnival já havia prometido que até o fim de 2019, oferecerá pizza para ser entregue em quase todos os lugares a bordo dos seus navios. Basta baixar o aplicativo da linha (Hub) e acessar a função Pizza Anywhere. Já a linha Princess oferece entrega de bebidas e pizza através da tecnologia OceanMedallion, embora as áreas de cobertura possam ser limitadas.
A Royal Caribbean também está testando a novidade e a Virgin Voyages pretende oferecer o “Shake for Champagne”, para brindar a qualquer momento, em qualquer lugar. A expectativa é de que a Royal lance seu serviço de demanda e que a Norwegian também seja adepta à ideia. Se os primeiros testes forem bem sucedidos, a ideia é que esses serviços cresçam e ofereçam mais opções de comidas e bebidas, além de uma maior área de cobertura. Provavelmente os preços de consumo ficarão mais altos, assim como as taxas de entrega.
- Cultura dos jogos volta aos navios
Os navios costumavam ter vários jogos e brincadeiras. Paredes de pedra, cursos de tirolesa, surf, trilhas de kart e toboáguas. Agora, essa tendência está voltando.
Recentemente, os jogos de realidade virtual têm sido frequentes. A Norwegian tem o Galaxy Pavilion, que simula uma montanha-russa e apresenta um labirinto de realidade virtual, em que o viajante pode filmar coelhos virtuais, por exemplo. A Royal Caribbean tem o Sky Pad, onde a pessoa pula de bungee jump enquanto usa um fone de realidade virtual. A linha também está desenvolvendo um playground de realidade virtual em 2020, no Odyssey of the Seas.
A MSC possui um simulador de carros de corrida e a Princess está estreando um musical de alta tecnologia, ambientado no mundo dos jogos virtuais.
- Criatividade dos cruzeiros para desviar do “excesso de turismo”
O “excesso de turismo” pode ser caracterizado como aquele sentimento de que tem muita gente no ambiente em que você está e que pode causar desconforto, confusão e atribulações. Por conta disso, as linhas de cruzeiros estão buscando formas de espalhar seus passageiros e oferecer uma melhor experiência.
No Alasca, onde podem parar sete navios em locais populares como Juneau, a Norwegian está construindo uma nova doca e adicionando um novo passeio de gôndola para tornar esse destino menos visitado. A Holland America também está testando itinerários que incluem as Ilhas Inian em busca de uma programação menos aglomerada.
A Associação Internacional de Linhas de Cruzeiros (CLIA) assinou um contrato com Dubrovnik para implementar um plano em 2020 que distribua melhor a chegada de navios durante a semana e evitar sobrecarregar a cidade. Em todo o mundo, as linhas de cruzeiros estão expandindo suas estações de destinos para o Alasca, Báltico e Mediterrâneo, para oferecer mais travessias e espalhar os cruzeiros.
Alguns locais como Veneza e Amsterdã não encontraram saídas ainda para a superlotação, mas estão todos confiantes para que esse problema seja amenizado.
- Cruzeiros de expedição estão na moda
Uma grande tendência dos cruzeiros é o aumento dos navios destinados a buscar aventuras, explorar locais remotos e oferecer atividades em terra. O nicho de expedição dos cruzeiros tem crescido e 2020 pode ser o ano das aventuras em cruzeiros.
Aventura e luxo agora tendem a caminhar juntos, com oferecimento de caviar e champagne nos navios. Linhas sofisticadas como Crystal, Ponant e Silversea revelaram novos navios de expedição de alto padrão, com mordomos, jantares requintados de chefs famosos e suítes luxuosas. No mesmo mundo dos naturalistas, com binóculos e botas pesadas.
Ao passo em que os hóspedes buscam experiências autênticas e locais, a probabilidade é que a explosão dos navios de expedição vai continuar, independentemente do preço.
Fonte: Turismo – iG