Programa para as férias: saiba quais são os maiores aquários do Brasil
Os aquários marinhos são uma opção de passeio com a família nas férias; conheça os maiores do país e aproveite.
Não são só as crianças ficam encantadas com as profundezas do fundo do mar. Animais marinhos de diversas espécies, habitantes desse mundo desconhecido, são capazes de despertar a curiosidade de todos. Por isso, o IG Turismo separou os maiores aquários marinhos do Brasil, que podem render uma ótima programação familiar. Confira:
O Aqua Rio é o maior aquário do Brasil e também da América Latina
Sim, o Aqua Rio, com seus 26 mil m² de área construída e 4,5 litros d’água, é considerado o maior aquário da América Latina! São mais de 5 mil animais de 350 espécies de todo o mundo, divididas em 28 recintos. Uma ótima fonte para educação, pesquisa e cultura, além de lazer, é claro.
Sua maior atração é o tanque principal, Tancão™ para os íntimos. Um túnel passa pelo interior dele e os visitantes podem fazer um mergulho real com peixes, raias e tubarões, que ajuda a conhecer e desmistificar o ecossistema marinho.
O Aqua Rio funciona de segunda a domingo, incluindo feriados, das 10h às 18h, com a última entrada do dia no circuito às 17h.
Acqua Mundo, no Guarujá (SP)
O Acqua Mundo tem 1.446.560 litros de água e totaliza uma área de 5.775 m²
O Acqua Mundo, além de oferecer 49 recintos com representações de habitats marinhos e terrestres, é um verdadeiro complexo de entretenimento. Lanchonete, sorveteria McDonald’s, espaço kids, loja temática e ainda uma exposição de organismos aquáticos da América do Sul.
A maior atração do local é o Oceano, um tanque com 800 mil litros de água salgada, feito especialmente para mostrar grandes cardumes e peixes de mar aberto, como tubarões. O funcionamento normal é das 10h às 22h.
Aquário de São Paulo, em São Paulo (SP)
O Aquário de São Paulo é o primeiro aquário temático da América Latina. Ele vem sendo ampliado desde o seu surgimento, em 2006, e já é uma referência no tratamento, bem-estar e manejo dos animais.
Projetos de conservação ambiental também são realizados no aquário e suas atrações temáticas englobam diversos setores, como: Recinto dos Ursos-Polares, Aeroporto, Setor África, Setor Indonésia, Setor Austrália, Lagoa dos Jacarés, Tubarões e Raias, Setor Educativo, entre outros.
O espaço funciona de segunda a domingo, das 9h às 17h, e em feriados, das 9h às 19h. As compras podem ser feitas on-line e tem validade de 30 dias.
Aquário de Santos, em Santos (SP)
O aquário de Santos tem 32 tanques, com 1 milhão e 300 mil litros de água e 35 bombas de filtragem. Todos eles tentam reproduzir ao máximo o habitat dos animais que abrigam, com galhos, folhagens e raízes.
Espécies de tubarões que estão ameaçadas de extinção recebem uma atenção maior dos técnicos, que precisam preparar uma dieta específica. Pinguins também podem ser encontrados, num ambiente conhecido como “Pinguinário”, de 145m². Eles foram encontrados nas praias do litoral de Santos.
Para visitar o local, menores de 8 anos e maiores de 65 têm entrada gratuita. Também tem 50% de desconto para estudantes e professores, mediante apresentação de documento. Na temporada de verão, o aquário fica aberto de terça a sexta-feira, das 9h às 19h, e nos sábados, domingos e feriados, das 9h às 20h.
Oceanário de Aracaju, em Aracaju (SE)
O Oceanário de Aracaju foi o primeiro do Nordeste e o quinto do Brasil
O Oceanário de Aracaju surgiu em 2002, sendo o primeiro oceanário do Nordeste e o quinto do Brasil. Ele é mantido através do Projeto TAMAR, responsável por prezar pela conservação do ecossistema marinho.
O oceanário é um dos maiores atrativos turísticos da cidade de Aracaju e promove uma série de atividades como palestras, visitas orientadas, exposições, mostras de vídeos e aulas, que permitem aos visitantes aprenderem mais sobre os animais marinhos e sobre as riquezas do Rio São Francisco.
Ele funciona todos os dias das 9h às 21h e fica na Orla de Atalaia, que é caracterizada por calçadões, ciclovias, espaços de exposições, apresentações culturais e esportes aquáticos, além de uma variedade de restaurantes.
Fonte: Turismo – iG