Convertkit 5SWgIJSsVJo Unsplash

Evite malas trocadas! Como se proteger de mala trocada com drogas e outros golpes?

Evite malas trocadas!

Como se proteger de mala trocada com drogas e outros golpes?

Já pensou ter as suas bagagens trocadas e ainda ter drogas nessa bagagem que veio errada?
Esse caso aconteceu com um casal de brasileiras, Kátyna Baía (44) e sua esposa Jeanne Paolini (40). No dia 05 de março 2023, no aeroporto de Frankfurt, foram presas acusadas de transportar 40kg de cocaína nas bagagens despachadas.
Após uma investigação feita pela Polícia Federal Brasileira descobriram que as malas não pertencia ao casal, e veio a conhecimento da polícia uma quadrilha que trocava as etiquetas das bagagens de uma mala qualquer e colocava nas bagagens com drogas, no Aeroporto Internacional de Guarulhos – SP.
As brasileiras ficaram mais de um mês presas e depois foram soltas, A PF prendeu 6 suspeitos dessa quadrilha.
Não é preciso ter medo de bagagem despachada, pois esse foi um caso excepcional, mas é necessário redobrar a atenção nas malas, principalmente durante viagens internacionais, diz a Fernanda Herbella, da Deatur (Delegacia Especializada em Atendimento ao Turista).
Marcus Almeida, especialista em segurança aeroportuária, afirma que “Os bandidos ficam observando as pessoas mais distraídas no aeroporto”, por isso não é recomendado nunca que aceite ajuda de estranhos para vigiar a mala enquanto vai ao banheiro e nem segurar a mala de estranhos.
Abaixo está as recomendações de especialistas para evitar cair em golpes e reunir provas caso haja necessidade apresentá-las.

Atenção as suas etiquetas

No momento do despacho o funcionário da companhia aérea emite uma etiqueta de bagagem e um comprovante que contém: código de identificação, peso, quantidade de itens despachados de cada uma das bagagens.
É recomendado que guarde esse documento e também tire foto.
Atente-se também a quantidade de etiquetas emitidas pelo funcionário da companhia aérea com a quantidade de mala que está despachando e se as suas malas foram devidamente etiquetadas. Já houve casos de criminosos pegarem essas etiquetas sobressalentes e colocarem em malas com drogas e Marcus Almeida deu apoio a PF a esse tipo de crime.

Utilize etiqueta nas malas e faça fotos e vídeos da mala 

 Na etiqueta escreva seu nome, sobrenome e telefone com o DDD e código do país. O ideal é que coloque duas etiquetas por mala, pois, a etiqueta pode se romper no manuseio no aeroporto. Coloque uma dentro de sua mala também, caso haja dúvida de quem é a mala ela poderá ser aberta e dentro terá a identificação. Quanto mais diferente for sua mala, mais fácil será a avaliação de que se ela foi trocada ou não. Fazer fotos e vídeos de quando a mala estiver sendo despachada é uma prevenção de ter provas.

Proteja sua bagagem

Além de cadeados, há outros meios de proteger suas bagagens como: prender os fechos do zíper com a alça da bagagem (isso evita que os bandidos consigam abrir sua bagagem pelo zíper), capas protetoras, cintas com códigos, envelopamento com plástico e rastreadores dentro da bagagem (o dono pode acompanhar a localização da bagagem pelo smartphone). Essas opções não são infalíveis, mas deixá-las difícil de serem violadas evita os olhares dos criminosos. Na hora que pegar a sua bagagem e notar algo divergente, deve imediatamente procurar as autoridades.

Se possível viaje com a mala de mão

Em viagens que não precisam de muitas coisas o ideal é que não tenha malas despachadas. O passageiro tem direito a uma mochila ou bolsa que será guardada embaixo do assento a sua frente e uma mala de mão.
Itens valiosos devem ser carregados junto ao corpo ou dentro da mochila/ bolsa. Coloque sua mala no compartimento mais próximo a seu assento e com o zíper (com o cadeado) virado o fundo, assim ficará mais difícil de ser violada.
É importante ressaltar que: caso o compartimento da cabine já esteja lotado, a companhia tem o direito de despachar a sua bagagem sem custo adicional, portanto esteja pronto para esse cenário.

Siga as recomendações dos especialistas e tenha uma viagem tranquila e sem medo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *