
Como lidar com o no-show em viagens corporativas
Acidentes no percurso, doenças ou quaisquer outros imprevistos podem ocorrer, fazendo com que o viajante perca o voo ou sua entrada no hotel já reservado. Em consequência, pode surgir uma multa, a necessidade de remarcação de voo ou até mesmo a compra de um novo bilhete por um valor bem superior etc. É muito importante que o gestor de viagens de sua empresa esteja preparado para administrar situações como estas para tentar minimizar os prejuízos.
Significado de no-show
O no-show é a taxa adicional que as companhias aéreas/hotéis cobram ao reembolsar ou alterar uma passagem/reserva após a data original. Ou seja, ocorre quando o viajante perde o voo e não comunica previamente a companhia aérea. Ou quando ele faz uma reserva de hospedagem, não faz check in até o horário estipulado e também não comunica o hotel com antecedência.
Este valor é cobrado, pois a companhia aérea ou o hotel perde a oportunidade de vender este assento ou quarto para outra pessoa.
No caso de bilhetes aéreos, quanto menor o valor, maiores são as cobranças de no-show. Portanto, na compra de passagens mais caras, às vezes nem existe esta cobrança. Normalmente, cada companhia tem suas próprias regras e o valor é uma porcentagem calculada em cima do que foi pago na passagem.
Leia todas as regras no momento da compra
Ao efetuar a compra da passagem aérea ou reserva do hotel, leia atentamente todas as regras e tarifas para eventuais alterações. Passagens adquiridas em promoção, geralmente, possuem multas e taxas de remarcação maiores.
Como evitar o no-show em viagens corporativas
Caso o colaborador saiba com antecedência que não poderá embarcar, ele já deve ser orientado a remarcar o voo ou cancelar para tentar o reembolso. É importante que ele comunique o ocorrido a todos os envolvidos nesta viagem imediatamente.
No caso de conexões, se o viajante perder o primeiro embarque, o restante das passagens é cancelado. Poderá haver então multa e exclusão do direito à reembolso.
Se sua empresa trabalha com alguma agência especializada, deixe que ela avalie as melhores tarifas e condições, tanto da companhia aérea quanto do hotel. Com toda a sua experiência e relacionamento com os fornecedores, a agência tomará as devidas providências para minimizar os prejuízos.
A WTB conta com uma equipe especializada, pronta para ajudar a sua empresa a gerenciar suas viagens, buscando soluções para evitar multas e gastos desnecessários.