
Você sabe as diferenças entre os vistos ETA Canadá, ETA Austrália e ESTA EUA?
São autorizações eletrônicas menos burocráticas do que vistos regulares para a entrada nestes países, cada qual com as suas respectivas regras.
ETA (Electronic Travel Authorization) Canadá
A partir de 1º de maio de 2017 alguns cidadãos brasileiros passaram a ser elegíveis a solicitar uma Autorização Eletrônica de Viagem, em vez de um visto, para voar ou para transitar em um aeroporto canadense.
Através dessa iniciativa, cidadãos do Brasil que tiveram um visto canadense emitido nos últimos 10 anos, ou que possuam um visto americano de não imigrante válido, serão elegíveis a solicitar um ETA.
O processo de solicitação é simples e de baixo custo, e na maioria dos casos podem ser obtidos em alguns minutos. Entretanto, algumas solicitações podem levar alguns dias para serem processadas, por isso recomendamos obter o ETA antes de adquirir sua passagem aérea. A autorização é válida por até 5 anos e permite que pessoas viajem ao Canadá quantas vezes desejarem por curtos períodos (normalmente até 6 meses) para estudar, visitar, fazer negócios ou transitar por um aeroporto canadense.
ETA (Electronic Travel Authorization) Austrália
Esta Autorização Eletrônica de Viagem serve para pessoas que pretendem viajar para Austrália temporariamente para fins de turismo ou de negócios.
Se for viajar para a Austrália, alguns têm o direito de solicitar um visto eletrônico ETA em vez de solicitar o carimbo tradicional de visto. O formulário é online e a pessoa receberá uma resposta sobre o status de sua solicitação rapidamente.
Qualquer pessoa com um passaporte de um dos países mencionados a seguir pode solicitar uma ETA: Alemanha, Andorra, Áustria, Bélgica, Brunei, Chile, Coreia do Sul, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Islândia, Itália, Japão, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Mônaco, Nova Zelândia, Noruega, Países Baixos, Portugal, Reino Unido, República Checa, São Marino, Singapura, Suécia, Suíça, Taiwan.
É possível solicitar uma ETA de negócios ou turismo:
ETA de Turismo – A ETA de Turismo é válida somente para viagens de turismo, que inclui férias, lazer e visitas a familiares e/ou amigos. Válida por 1 ano para várias viagens de até 3 meses.
ETA de Negócios – A ETA de Negócios é válida somente para motivos relacionados a negócios, que podem incluir a participação em uma conferência, negociação ou uma visita de negócios exploratória. Válida por 1 ano para várias viagens de até 3 meses.
ESTA EUA (Electronic System for Travel Authorization)
A ESTA é uma autorização de viagem obrigatória para viajantes de visita aos Estados Unidos, por mar ou por ar, em turismo, em trânsito ou em visita de negócios por menos de 90 dias.
Os viajantes com cidadania dos seguintes países têm a possibilidade de solicitar entrada nos Estados Unidos via ESTA. Podem aplicar-se requisitos adicionais de forma a ser elegível para a ESTA: Alemanha, Andorra, Austrália, Áustria, Bélgica, Brunei, Chile, Coreia do Sul, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Islândia, Itália, Japão, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Mônaco, Noruega, Nova Zelândia, Países Baixos, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Checa, São Marinho, Singapura, Suécia, Suíça, Taiwan.
Vale lembrar que uma autorização de viagem ESTA apenas confere o direito de embarcar no avião ou barco com destino aos Estados Unidos. A decisão final será tomada por um agente de imigração no ponto de entrada.