Você sabe o que é medicina do viajante?
O planejamento de uma viagem – seja de férias, negócios ou estudos – deve sempre ir além das passagens aéreas, hotéis e passeios. É preciso pensar na saúde e bem-estar do viajante.
Além da contratação de um seguro viagem, você pode também marcar uma consulta com um especialista em medicina de viagem.
Esta é uma especialidade médica voltada especificamente para viajantes. O médico faz uma análise do quadro clínico do paciente e passa orientações de acordo com o destino da viagem, considerando o clima do local, se existem focos de doenças contagiosas, as comidas típicas da região, enfim, todas as condições que podem afetar a saúde do paciente. Desta forma, o médico pode indicar as vacinas necessárias e passar recomendações sobre cuidados com higiene e remédios.
Este serviço é recomendado para qualquer pessoa com uma viagem marcada, principalmente idosos, gestantes e pessoas com doenças crônicas. Contudo, ele é mais indicado para quem planeja fazer viagens mais longas (um intercâmbio, por exemplo) ou conhecer lugares mais excêntricos, como alguns países da Ásia e África, que exigem certos cuidados.
Para ter este tipo de atendimento, é preciso ir a estabelecimentos específicos, pois o médico deve ser um especialista. Em São Paulo, prestam este tipo de serviço, o Hospital Emílio Ribas e o Hospital Israelita Albert Einstein; no Rio de Janeiro, o Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI). Para verificar mais endereços, consulte aqui a lista credenciada pela Anvisa. Em hospitais públicos que oferecem este serviço, a consulta é gratuita.
Para ser atendido, é preciso levar os documentos pessoais e a carteira de vacinação. É aconselhável também agendar a consulta com o máximo de antecedência, pois o médico pode indicar uma vacina que deverá ser tomada até 6 meses antes da viagem.
O site da CDC (Centers of Disease Control and Prevention) possui um setor específico para viagens internacionais. Lá é possível consultar as doenças mais comuns em cada país e as vacinas que se deve tomar como prevenção.
As dicas mais comuns que você pode receber em um atendimento são:
- Mantenha-se sempre hidratado.
- Higienize bem as mãos ante de comer e depois de utilizar conduções e sanitários públicos.
- Tenha sempre álcool em gel na bolsa.
- Evite beber água da torneira ou de origem desconhecida.
- Cerifique-se que os alimentos estejam bem cozidos, assados ou fritos, evitando comidas cruas. Ao experimentar alguma comida exótica, coma moderadamente, sem exageros.
- Evite ficar muito tempo exposto ao sol. Use sempre o protetor solar.
- Em locais de muitos insetos, use o repelente (deve ser aplicado depois do protetor solar).
- Leve medicamentos de uso contínuo e outros que esteja acostumado a tomar.
- Informações mais específicas sobre determinadas doenças como malária, febre amarela, febre tifoide, hepatite A e hepatite B.
Dependendo do lugar escolhido para a viagem é preciso estar alerta a sintomas como febre, após o retorno.
Qualquer que seja o destino, o importante é viajar sempre prevenido. Assim você evita transtornos e aproveita bem todos os momentos da sua viagem.