Diferenças entre seguro viagem e seguro do cartão de crédito
Esta é uma dúvida bastante comum quando vamos viajar, por isso vale a pena entender as diferenças entre estas duas opções.
Seguro do cartão de crédito
É oferecido geralmente no momento da compra da passagem aérea usando o cartão, mas nem todas as pessoas possuem este benefício do seguro. Depende do contrato feito com a operadora de cartões de crédito. Quem tem direito ao seguro, precisa verificar se o mesmo se estende ao seu cônjuge e filhos.
Os cartões de categorias mais altas (Platinum e Black) geralmente oferecem mais benefícios, porém são poucas as coberturas e não muito amplas. Você ainda deve pagar pelos serviços médicos e quando retornar ao Brasil, solicitar o reembolso. Além de todo o processo burocrático no momento da solicitação do reembolso, é necessário que você tenha limite suficiente no cartão de crédito para pagar a conta médica, que dependendo do caso, pode ser bem alta.
Se precisar mesmo acionar o serviço, você deve primeiro ligar para a central de atendimento para saber quais são os hospitais conveniados da localidade, e só então dirigir-se ao hospital. Vale ressaltar que nem sempre esta assistência internacional oferecerá atendimento em português.
Seguro viagem
O seguro viagem é garantido e operado por uma Seguradora. Existem vários tipos de planos. A contratação deve ser feita de acordo com o destino, necessidades ou seu orçamento.
A empresa que oferece o seguro viagem é especializada na prestação deste tipo de serviço assumindo todas as despesas dos atendimentos realizados através de sua rede de prestadores credenciados pelo mundo todo.
Em casos de acidentes, com o seguro viagem, o segurado pode ir a qualquer hospital da cidade em que estiver e em seguida pedir o ressarcimento, o que não ocorre com o seguro do cartão de crédito.
São planos de diversas coberturas, além da médica hospitalar para acidentes. Incluem itens como compra protegida, cancelamento por qualquer motivo, perda de bagagem, localização de bagagem, assistência odontológica, repatriação sanitária e funerária, serviços de concierge, estadia do acompanhante em caso de enfermidade do titular e muitos outros.
Mas é preciso prestar muita atenção no momento da contratação, pois existem alguns detalhes importantes. Por exemplo: deve-se verificar se a apólice cobre custos decorrentes de prática de esportes radicais que representem riscos (bungee jump, salto de paraquedas, ski etc.) Outro exemplo: se o destino for a Europa, cujos países integram o que é conhecido como “Tratado Schengen”, existe uma cobertura específica. Estes países estipularam leis rígidas em relação à entrada de estrangeiros, que exige por parte do viajante a comprovação da contratação de um plano de cobertura com montante de pelo menos 30 mil euros.
Portanto, o seguro viagem tradicional apresenta mais vantagens na maioria dos casos, pois além de poder proteger mais de uma pessoa, contam com coberturas mais amplas. O seguro do cartão pode parecer mais prático por poder ser adquirido no momento da compra da passagem, mas a longo prazo, vale mais a pena aderir aos seguros tradicionais.
A WTB trabalha com vários parceiros renomados de seguro viagem e após analisar seu perfil de viagem, oferecerá a opção mais adequada às suas necessidades.