Design Sem Nome (11)

Benefícios de viajar comprovados pela ciência!

Benefícios de viajar comprovados pela ciência!

Viajar cura, e nessa matéria vamos explicar os motivos de ser tão benevolente.

Nós fazemos exercícios físicos, tentamos manter uma dieta balanceada, bebemos água, suplementamos vitaminas, mas além dessas recomendações médicas que já conhecemos, de que outra forma, podemos acrescer o cuidado de nossa saúde?

E a resposta é bem simples: VIAJANDO!

Isso mesmo que você leu, viajar é cientificamente comprovado que é beneficial a saúde em diversas formas, seja mental, física, social ou até mesmo espiritual para quem crê nesse ponto.

Benefícios Mentais

Vamos começar falando do benefício mental que o ato de fazer as malas e sair porta afora traz. 

Acreditamos ser a cura mental a mais importante, atualmente conforme a OMS 19 milhões de brasileiros sofre de depressão e ansiedade. Em escala global, 10% da população, que é equivalente à 720milhões de pessoas, é atingida pelos transtornos.

Há uma pesquisa feita pelo International Journal of Environmental Research and Public Health, em 2018 mostraram resultados bastante interessantes.

Nesta pesquisa recrutaram 40 gerentes intermediário (homens e mulheres) para passarem umas férias curtas de quatro dias. Metade do grupo passou as férias em casa e a outra em um hotel.

Os pesquisadores chegaram a um resultado que, independente de que as férias sejam de curta duração, se ficaram em casa ou no hotel, tem efeitos positivos imediatos como: diminuição de estresse, tensão, recuperação, ou seja, a pessoa passa a relaxar. Porem, esses mesmos efeitos tiveram um nível mais alto de eficácia aqueles que viajaram para o hotel. 

Independente da forma que vá viajar, é importante que seja agradável e do seu gosto.

Benefícios Físicos

Segundo a revista  Psychosomatic Medicine as viagens podem reduzir o risco de morte por doenças cardíacas como Infarto do miocárdio e doença arterial coronária (DAC).

E em outra pesquisa publicada no National Institutes of Health’s Heart, Lung, and Blood,  provou que quem viaja com frequência tem 32% menos chances de ter falência por motivos cardíacos e 21% menos chances de morte por qualquer outra causa. 

Para a saúde do nosso cérebro a viagem estimula a criatividade, produtividade e a motivação. 

A exposição a diferentes ambientes durante a viagem estimula o fortalecimento dos seus anticorpos e auxilia no desenvolvimento de seu sistema imunológico. Isso acontece porque quando você viaja o seu corpo se acostuma a milhares de novas bactérias fortalecendo o seu sistema. 

Outra coisa que não podemos esquecer são os destinos de viagens que possuem propriedades medicinais maravilhosas para algumas curas como as águas termais do Japão, Piscinas naturais quentes da Turquia e assim vai. 

E como disse no início, para aqueles que buscam cura espiritual há o destino para o vértice de energia como o Stonehenge e as pirâmides do Egito.

Benefícios Sociais

Sair da zona de conforto é um dos benefícios de estar conhecendo um lugar novo, mas não é fácil de encarar o desconforto que acompanha, por isso não precisa começar com uma viagem de longos dias mirabolantes, comece com o que é possível para você, viagens curtas não tão distantes e depois gradativamente mude a forma de viajar. Quando perceber já vai estar fora da caixa, ganhando muitos aprendizados mundo afora.

Viajara traz a tona também melhorar as suas habilidades sociais, sozinho ou acompanhado você precisará se comunicar com pessoas que nunca conheceu na vida, aproveite esse momento para “trocar figurinhas” e fazer novos amigos, treine suas habilidades nesse momento. 

Há um estudo recente publicado do Journal of Transport & Health, Nessa pesquisa analisaram 2.747 pessoas no norte da Inglaterra, entre várias pesquisas uma delas era a autoavaliação de sua saúde, já que a maioria dos motivos das pessoas não viajarem ou encontrar dificuldade era a saúde. 

E pasmem, os problemas de saúde que as pessoas relatavam estavam diretamente ligadas a falta de oportunidade de interação social. 

A solução aqui é socialize, o humano é um ser que vive em sociedade, e quando evita isso como mostra a pesquisa ele adoece e nem sabe por quê.

Resumo

Diante de muitas pesquisas científicas comprovando o benefício da saúde, nós também nos deparamos com uma das maiores objeções de alguém não viajar que é, o gasto do dinheiro.

Mas aqui está uma pesquisa para que você mude a sua mente e invista em viagens maravilhosas para melhorar a sua saúde.

Segundo a revista científica  Psychological Science compras de materiais tendem a proporcionar menos felicidade do que as compras experienciais, como no caso da viagem, sendo sessa felicidade muito mais duradoura. 

A viagem proporciona saúde e felicidade, qual é a sua desculpa para não arrumar as malas e desbravar esse mundo maravilhoso que temos? 

Conte conosco para achar a sua próxima viagem que vai te proporcionar todos esses benefícios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *