Eventos-corp-pandemia

Os eventos corporativos e a pandemia

Um dos setores mais afetados com a pandemia do novo coronavírus foi o de eventos, devido às aglomerações e contato direto com as pessoas. No caso dos eventos corporativos, que vão muito além de entregar novos conhecimentos ao público, é uma experiência que envolve networking e entretenimento. A reinvenção veio como uma necessidade. Formatos online e híbridos surgiram como solução.

Eventos online ou virtuais

O evento online é uma mídia distribuída pela internet usando tecnologias como streaming, on demand e transmissão ao vivo. Seu conteúdo pode ser transmitido em tempo real ou a partir da liberação de acesso posterior de algo já gravado.

Existem algumas vantagens no formato online, como por exemplo, o de conectar com mais pessoas e de diversos lugares, que não teriam tempo ou disponibilidade de ir até um evento presencial. Você também pode reduzir custos, afinal, não precisa gastar com aluguel de espaços, viagens e fornecedores. Ademais, você pode usar ferramentas de bate-papo para manter interação e o engajamento com os participantes ao longo do evento, além de aumentar a conexão entre eles, fazendo ações antes e após o evento também. Nesta modalidade, os organizadores passam a levar conteúdo com qualidade de forma mais direta e objetiva, pois precisam manter a atenção do público neste ambiente virtual.

Dentro deste formato online, um dos mais populares durante esta pandemia é a live corporativa, onde a empresa tem a preocupação de gerar leads e levar conteúdo único e exclusivo para seus convidados, clientes e colaboradores que assistem ao streaming. É uma alternativa para a companhia que busca ficar mais próximo do seu consumidor e manter-se eficaz na comunicação com o seu público.

Eventos Híbridos

Já o formato híbrido acontece parte presencialmente e parte virtualmente, seja com participantes ou palestrantes à distância. É uma tendência que se apresenta como uma opção para uma série de eventos como convenções, cursos, congressos e diversos outros, sempre com opções inovadoras de interação com o público. Além de uma plataforma de transmissão ao vivo, é necessário ter também uma equipe de produção profissional e um link de internet dedicado.

A principal vantagem é o maior alcance de público, como no formato virtual. Também existe a questão da melhor relação custo-benefício, pois pode ser feito em um espaço menor e com menos mão-de-obra, precisando assim, de menos investimento. Além disso, você pode permitir o acesso ao conteúdo após o evento. É possível disponibilizar este material de maneira gratuita ou até vender o acesso a ele.

Olhando para o futuro

Vale lembrar que tudo isso está sendo possível graças à tecnologia, que se tornou uma grande aliada neste novo desafio. Empresas de filmagem que se adaptaram ao novo modelo e se especializaram na captação de imagens e transmissão via internet, tendem a prestar muitos serviços daqui para frente.

Como é muito difícil substituir a conexão humana em eventos presenciais, após a crise, a área voltará a realizar seus projetos, como feiras, simpósios, congressos, e já sabemos que muitos detalhes irão mudar. Haverá maior preocupação com a redução nas aglomerações e cuidados com a higiene, tudo com a aplicação de todos os protocolos de segurança. E felizmente já há sinais desta retomada, e cada vez mais, eventos inteligentes e movidos pela inovação irão unir os benefícios de ambos os modelos (presencial e virtual), contribuindo para o crescimento das empresas.

Se você já tem planos para realizar algum evento corporativo, a WTB Travel está a sua disposição para ajudar no planejamento e realização com sucesso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *